Gil não é mais jogador do Santos. A rescisão de contrato do zagueiro foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quarta-feira. O veterano de 38 anos tinha vínculo com o Peixe até dezembro, e deixou o clube após um ano e meio.
O zagueiro já havia afirmado que tinha a intenção de se aposentar ao término da temporada. Agora, é possível que a ideia seja antecipada.
Em janeiro do ano passado, Gil iniciou sua trajetória no Santos, buscando ajudar o clube no acesso para a elite do futebol brasileiro. Titular absoluto sob o comando de Fábio Carille, o zagueiro foi campeão da Série B do Brasileiro, além do vice-campeonato paulista.
Com a chegada de Pedro Caixinha neste ano, o veterano perdeu espaço para Zé Ivaldo e Luan Peres, e chegou a ficar fora dos planos do português. Contudo, as oscilações dos defensores santistas fizeram com que o treinador voltasse a utilizar Gil.
Após a saída de Caixinha e a vinda de Cleber Xavier, o zagueiro voltou a perder espaço. Em maio, o jogador pediu para se ausentar alegando problemas pessoais no Rio de Janeiro, e ficou de fora dos jogos contra Corinthians e Vitória.
Ele foi reintegrado e passou a ser usado depois da pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, mas não era titular. Ao todo, disputou 68 jogos pelo Peixe e marcou um gol.
Para Gil, o espaço se tornou cada vez menos, já que no último dia de janela, o Santos anunciou os zagueiros Adonis Frías e Alexis Duarte para reforçar o setor, que já conta com Luan Peres e João Basso como principais opções, além do jovem Luisão e de Zé Ivaldo.