
Foto: Prefeitura de Três Corações
A Casa Pelé e a Banda União Rioverdense foram oficialmente reconhecidas como os primeiros patrimônios culturais imateriais de Três Corações (MG). Com a assinatura dos decretos, esses dois importantes elementos da cultura local passaram a receber proteção especial.
A residência onde Pelé viveu até os três anos de idade foi considerada patrimônio imaterial por meio do decreto nº 5.348. O espaço cultural, que recebe visitantes para contar parte da história do ícone do futebol mundial, agora conta com o reconhecimento legal como bem cultural protegido.
Além disso, a Banda União Rioverdense também foi tombada como patrimônio imaterial, por meio do decreto nº 5.349. Fundada em 1880, a banda é uma das principais responsáveis pela tradição musical de Três Corações e atualmente conta com 20 músicos. O reconhecimento destaca a contribuição histórica do grupo para a cultura da cidade.
Com a aprovação desses decretos, ambos os bens culturais passam a ter uma proteção jurídica especial. A Lei Municipal nº 2370/1993 estabelece multas para quem violar esses patrimônios, com penalidades que podem chegar a metade do valor da obra violada..