
O clássico deste sábado (19), entre São Paulo e Corinthians, no MorumBIS, será certamente especial para o técnico Dorival Júnior.
Hoje no comando do Timão, o treinador conquistou a Copa do Brasil de 2023 com o Tricolor e, pouco tempo depois, foi contratado para dirigir a Seleção Brasileira.
Dorival Júnior foi anunciado pelo São Paulo em abril de 2023, após o fim da segunda passagem de Rogério Ceni. Não demorou para cair nas graças da torcida, muito por conta da ótima campanha na Copa do Brasil.
O Tricolor se sagrou campeão ao eliminar clubes como Palmeiras e o próprio Corinthians, além de vencer o favorito Flamengo na grande decisão. Nem mesmo a campanha discreta no Brasileirão terminou em 11º lugar, com 53 pontos apagou o sentimento positivo da temporada.
O sucesso chamou a atenção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que escolheu Dorival como substituto de Tite na Seleção.
Em pouco mais de um ano à frente da Seleção Brasileira, Dorival não conseguiu fazer o time apresentar um bom futebol, acumulando uma campanha discreta nas Eliminatórias para a Copa do Mundo e uma eliminação para o Uruguai na Copa América.
Livre no mercado, Dorival passou a ser visto como uma “sombra” para Zubeldía, que desde o início do ano vinha sendo bastante questionado por parte da torcida. A diretoria tricolor, no entanto, bancou a permanência do treinador argentino, que deixaria o clube apenas em junho.
O Corinthians, por sua vez, viu em Tite o substituto ideal para Ramón Díaz, que não resistiu à pressão após a derrota para o Fluminense, na Neo Química Arena. O treinador da Seleção nas Copas de 2018 e 2022, no entanto, recusou o convite alegando questões relacionadas à saúde mental.
Com isso, Dorival passou a ser o plano A.
Após dias de negociação, o executivo de futebol Fabinho Soldado concretizou a contratação do técnico, frustrando o desejo de muitos são-paulinos de vê-lo de volta ao Morumbi.
Neste sábado (19), Dorival terá seu primeiro clássico no comando do Corinthians, justamente contra sua ex-equipe.
Mesmo com o Timão sofrendo com desfalques e a ausência de reforços, o trabalho do treinador já começa a ser questionado por parte da torcida, mesmo com o aproveitamento de 56,4% dos pontos.
Números de Dorival pelo São Paulo (2ª passagem)
54 jogos
25 vitórias
13 empates
16 derrotas
64 gols marcados
46 gols sofridos
54,3% de aproveitamento
Campeão da Copa do Brasil
Números de Dorival pelo Corinthians
13 jogos
6 vitórias
4 empates
3 derrotas
13 gols marcados
9 gols sofridos
56,4% de aproveitamento